APOIO A AUGUSTO SEGUE ORIENTAÇÃO DE LULA E JERÔNIMO


Os filiados do PT de Itabuna vão decidir, neste sábado (6), em votação na Câmara de Vereadores, se o Partido vai apresentar candidatura majoritária ou apoiará a tentativa de reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD). O vereador Manoel Porfírio é o principal nome da articulação pelo apoio do PT a Augusto. Segundo ele, trata-se de orientação das lideranças nacional e estadual do PT.

"É a tese do presidente Lula e do governador Jerônimo. Eles defendem que, onde houver condição, nós apoiemos os candidatos que nos apoiaram em 2022. É o caso do prefeito Augusto Castro", disse o vereador ao PIMENTA. Porfírio recordou de evento no aniversário de Itabuna, no dia 28 de julho de 2023, quando Jerônimo Rodrigues subiu ao palco trazendo Augusto de mãos dadas e prometeu repetir o gesto nas eleições deste ano. No mesmo ato, o governador fez a ressalva de que é necessário respeitar a autonomia local do PT.

Conforme o parlamentar, o PSD é o maior aliado do PT na Bahia. E a pré-candidatura do ex-prefeito Geraldo Simões, segundo ele, não é competitiva. "É um companheiro valoroso, que foi deputado quatro vezes e prefeito duas vezes, mas as urnas, infelizmente, não têm sido generosas com Geraldo. Na majoritária, nós perdemos eleições em Itabuna desde 2004, com votações vexatórias".

O campo democrático derrotou o presidente Jair Bolsonaro, mas não o bolsonarismo, avalia Manoel Porfírio. Para ele, isso significa que, nas cidades onde o PT não é favorito, o Partido deve isolar o extremismo. "A direita está bem organizada em Itabuna, com candidatura própria, com a cara e o rosto de Bolsonaro e de ACM Neto. Precisamos nos juntar. Nossa tese não é derrotar o ex-prefeito Geraldo Simões, é convidá-lo para apoiar, também, o prefeito Augusto Castro, já que Geraldo não tem condições de vitória", argumentou.

Dirigindo-se aos correligionários, Porfírio contou que está no PT desde a juventude. "Sou filho das políticas do PT. Não sou um estranho no ninho". Na avaliação dele, votar por uma nova candidatura de Geraldo seria insistir em um projeto particular. "Eu vejo que é uma questão pessoal, de que se não for Geraldo, ninguém mais presta. O ex-prefeito não está disposto a construir uma unidade em que só Itabuna ganhe. Mas, estamos num momento novo, de reconstrução do PT".

O PIMENTA também ouviu o pré-candidato Geraldo Simões sobre as prévias deste sábado (leia aqui).


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.